ESTE NÃO É UM GRUPO SOMENTE SOBRE A WICCA, É SOBRE O PAGANISMO EM GERAL, MAGIAS,
FILOSOFIAS MÍSTICAS, ESOTÉRICAS, EXOTÉRICAS, GNÓSTICAS E MAGÍSTICAS!
FILOSOFIAS MÍSTICAS, ESOTÉRICAS, EXOTÉRICAS, GNÓSTICAS E MAGÍSTICAS!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Samhain
Postado por
Rômulo
O Samhain costuma ser considerado pela Wicca, hoje, como o sabá mais importante. Se formos buscar razões "tradicionais" para isso, dificilmente as encontraremos, uma vez que, como já dissemos anteriormente, esse festival ao menos era citado no calendário de Coligny, principal referência que temos à contagem do ano celta. No entanto, se formos buscar tais razões no simbolismo específico desta data, sua prevalência talvez se justifique.
O Samhain era o ano-novo celta. Num aspecto puramente prático, isto significava que as colheitas estavam encerradas, os animais domésticos guardados em seus abrigos de inverno, e as provisões estocadas. Um ciclo de vida estava encerrado, portanto, e restava aguardar o início do novo ciclo. No aspecto místico, no entanto, esta data é carregada de significações.
Apesar do Samhain ser celebrado como o final do ano, supõe-se que não se comemorava o início de um novo ano até o próximo Yule, haja visto esse período entre os dois sabás ser considerado como sendo um tempo fora do tempo, um período de suspensão da vida, repleto de magia e de perigos. A relação com os perigos do inverno, com o recolhimento exigido nessa estação nos países de clima frio, com a duração das longas noites invernais, é patente. O próprio nome gaélico significa, literalmente, "fim do verão", evocando o final dos dias de calor. Assim, o momento de maior fartura relativa, em todo o ano, marcava igualmente o momento de maior comedimento, já que os estoques deveriam durar até a próxima primavera.
Na noite de Samhain, considerava-se que o véu entre os mundos estaria em seu momento mais tênue, possibilitando a comunicação com os antepassados. Lanternas eram acesas e colocadas nas janelas, para guiar os que já partiram até suas antigas casas. As mesas eram postas com lugares extras para os antepassados, e comida era ofertada a estes. A própria celebração do sabá tem a característica de ser um misto de pesar pela morte e alegria pelo renascimento vindouro - refletindo o que seria o momento da morte do Deus solar e do auto-exílio da Deusa no submundo, aguardando o seu retorno.
De uma forma geral há, nesse período de inverno e nas celebrações que surgiram a partir do tema, uma característica geral de inversão, ou de subversão da realidade. Os mortos convivem com os vivos, a autoridade (simbolizada pelo poder divino) está ausente, e assim por diante. No entanto, essas características, que se encontram em todas as festividades (muitas das quais permanecem até hoje) que abrangem o período de novembro à fevereiro, no hemisfério norte, são por si só um assunto por demais extenso para tratarmos dele aqui13.
Nos atendo ao nosso ponto de interesse, essa dualidade do Samhain nos fala justamente do tema central da Wicca, da revelação do mais profundo dos mistérios. O momento da morte do Deus é o momento do conhecimento que ele gera a si mesmo, pois é ele a criança que gesta no útero da Deusa e nascerá no Yule. O simbolismo da perpetuação da vida, da cadeia circular que se auto-sustenta, da natureza que é inextinguível pois está continuamente gerando a si própria, se expressa aqui tanto no plano divino quanto no plano humano. A mensagem passada é: somos eternos pois aqueles que partiram continuam vivos em sua descendência, e poder-se-ia dizer que o encontro com nossos antepassados é o próprio encontro com nossos filhos.
Ecos desse festival estão ainda bastante presentes no imaginário popular. O Dia das Bruxas, o Halloween, tão tradicional nos países de língua inglesa, mostra-nos isso na forma de crianças fantasiadas de seres fantásticos - fantasmas - o que seria uma forma distorcida de se interpretar os antepassados mortos e mesmo, como dissemos acima, de representar as crianças como continuadoras da presença dos que se foram. Além disso, a tradição cristã associou a essa data tanto o Dia de Todos os Santos (01/10) quanto o Dia de Finados (02/10). Pode-se ver nas duas celebrações cristãs o culto aos antepassados, tanto na forma de "santos" - antepassados protetores - quanto na forma direta, ou seja: a reverência aos mortos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário