ESTE NÃO É UM GRUPO SOMENTE SOBRE A WICCA, É SOBRE O PAGANISMO EM GERAL, MAGIAS,
FILOSOFIAS MÍSTICAS, ESOTÉRICAS, EXOTÉRICAS, GNÓSTICAS E MAGÍSTICAS!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conheça a Asatru

5 comentários:

  1. Desculpa, mas como Ásatruar, eu tenho que comentar aqui dizendo que quase tudo neste post está distorcido e com fortes influências new-age e cristãs..

    Se eu fosse comentar cada distorção que encontrei ai, eu teria que fazer um post quase do mesmo tamanho deste.. Mas vou tentar apontar alguns pontos-chave:

    Você listou Loki como sendo um dos "principais deuses", mas Loki sequer é considerado como um deus pela maioria dos praticantes. No mesmo parágrafo, começa dizendo que "Loki é o deus do Fogo", mas ele não tem ligação alguma com fogo..

    Outro ponto perigosíssimo aqui é quando, logo no início, você nos diz que "você pode pegar coisas de outras religiões e outros arquétipos e continuar sendo Asatru".. isto não poderia estar mais errado!! ao se tornar Asatru, você está fazendo uma promessa solene de se conectar aos deuses nórdicos e de -SER FIEL A ELES-! alguem que misture o panteão nórdico com outros panteões pode ser qualquer coisa, mas Asatru ele não é.
    Aliás, a Asatru sequer deveria ser encaixada na definição de Paganismo, uma vez que a Heathenry (classificação que englobaria melhor a Asatru) possui inúmeros aspectos essencialmente divergentes dos laços mais comuns entre as outras formas de paganismo (por exemplo, a inversão dos conceitos energéticos da lua e do sol. Na bruxaria, ao acessar as energias da Lua você está lidando com energias femininas. Na Heathenry, a lua possui energia Masculina).
    Asatru é uma das religiões menos sincréticas que existe.

    ResponderExcluir
  2. (continuando)

    Sobre as runas.. colocou-se ai acima "runas para cada encantamento mencionado", mas na verdade não existe essa associação. Isto é um elemento completamente pessoal, e cada Vitki tem uma conclusão e uma interpretação diferentes. Logo não se poderia colocar quais são as runas "corretas" ou "compreendidas" por estes.
    Inclusive misturam-se as práticas de Galdr e de trabalhos Rúnicos neste "capitulo" acima sobre runas..

    A lista de "runas para a cura" também é altamente questionável, uma vez que as runas trabalham com aspectos muito mais amplos, e dependendo da situação, do mestre de runas envolvido, do ambiente, e da pessoa afetada, runas completamente diferentes seriam utilizadas para um mesmo propósito. Logo, criar uma lista assim é "Cristalizar" um método que tem tamanha força exatamente por sua fluidez, e criando tamanha rigidez se induz ao uso errôneo e dogmático das runas..

    Logo na abertura da parte em que se fala sobre os deuses, você incluiu os Jotuns como deuses.. eles não são deuses, nem são cultuados.. e no final desta parte é apresentado como se a sociedade se dividisse entre "reis, guerreiros e fazendeiros", mas isto também não é verdade. Os vikings se dividiam entre "Homens Livres e Escravos", havendo uma miríade de distinções dentro da casta de "Homens livres", mas ser um guerreiro não te gerava uma distinção de classe social.. (inclusive, a vasta maioria dos guerreiros eram na verdade fazendeiros também)
    (continua)

    ResponderExcluir
  3. (continuando)

    Sobre Tyr.. Tyr não é o deus da Justiça (embora esta seja uma confusão comum), e no mito mencionado, definitivamente não houve honra alguma no que o deus fez quando ele mentiu e traiu a criatura que depositou toda sua confiança sobre ele. Foi um ato necessário, porem nem um pouco honrado.

    O texto sobre Odhin está completamente tingido dos conceitos torpes new-ager.. Odhin é o pai de todos, e desde sua concepção, e da concepção de midgard (nosso mundo) ele deteve esta posição. Ele é um deus associado à Liderança, ao Ecstase, ao transe, às emoções, à morte (e não somente por receber os guerreiros mortos em batalha), à magia, às trapaças, às dádivas, à astúcia, à Malícia, à Vitória e à busca pelo conhecimento, dentre ainda outros tantos de seus atributos..

    Sobre os Festivais... Isso ai acima é uma lista Wicca que foi mal adaptada..
    Não existem Esbaths na Asatrú.
    Os festivais Nórdicos não são os mesmos que os festivais Wiccanos, e sequer utilizam os nomes incluidos acima. As datas mais importantes seriam "Midsummar", "Midwinter", "Sigrblót", "Thorrablót", e os dois equinócios que marcam a mudança das estações. Aliás, para os nórdicos não existia nem Primavera nem Outono (e nesta lista acima, você incluiu primavera e outono como se estes fossem comemorados)
    (continua)

    ResponderExcluir
  4. (continuando)

    E vou terminar minhas considerações apontando o que encontrei aqui como sendo a maior afronta à minha fé...
    você colocou a frase "O libação é um ritual onde se deve ficar bêbado em honra aos Deuses, assim como nossos ancestrais e os heróis ficavam." quando trata da libação.. esta frase vai completamente CONTRA tudo aquilo em que acreditamos, e completamente contra tudo o que encontramos no Havamál (nosso maior código de conduta).. NUNCA é visto com bons olhos o homem que fica bêbado, pois se deixar embriagar é mostras sua tolice e falta de sabedoria..
    Uma libação é uma rodada solene, feita com Um UNICO chifre comunal que é partilhado por todos na cerimônia enquanto estes recebem Bênçãos e unem seus Wyrds. O que você postou como sendo uma Libação não é nada além de um encontro de bêbados que não tem semelhança alguma coms as práticas daqueles que levam a Asatru a sério..

    ainda existem inúmeros outros erros e distorções no texto acima, mas creio que apontei os mais significativos aqui..

    Eu vi que você retirou este texto de outro site, mas infelizmente estes erros encontrados no texto estão em muito mais sites da internet do que textos coerentes..

    Quando houver um tempo maior posso tentar localizar ou produzir um texto sobre esta fé..
    Mas de qualquer maneira, foi uma boa iniciativa trazer o assunto à tona!

    ResponderExcluir
  5. Olá Iago, agradeço os seus comentários e acho riquíssimo este tipo de crítica, pois ela tem somente a acrescentar e corrigir os erros comuns de nossa internet, este texto acima publicado, é uma fonte conhecida na Internet e de fácil acesso, ou seja, estamos todos aprendendo uma falsa verdade ou um distorção da mesma.

    Fico no aguardo de seu texto!

    Não vou retirá-lo ainda de meu blog, com a intenção de que este seu comentário sirva como um corretor do que está sendo divulgado por aí!

    Um fraterno abraço,
    Mago Dam

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...